Notícias

O arrependimento pode ser algo imediato?

São engraçadas as coisas que você pensa para se distrair de assuntos que não são tão interessantes durante as aulas na escola. Não lembro em qual aula eu estava, ou mesmo em que ano foi. Mas, lembro de um dia passar o dedo para frente e para trás na mesa de madeira polida e pensar: Quanto tempo levaria para fazer um buraco nessa mesa, apenas usando meu dedo? Semanas? Anos? Décadas?

Como uma adolescente, parecia que eu entendia que alguns esforços, embora não instantaneamente aparentes, podem fazer diferença quando aplicados de maneira consistente. Eu também entendia que a mudança pode levar anos, décadas, ou até mesmo eternidades.

Isso foi durante um tempo da minha vida em que eu lutava para gostar de partes de mim mesmo. Eu sabia que queria mudar, mas duvidava que pudesse. E, mesmo que pudesse, parecia que levaria uma eternidade. E quando você é um adolescente, uma eternidade parece impossível.

À medida que envelheci e meu entendimento de mim mesmo, da vida e do evangelho cresceu, entendi mais claramente a natureza da mudança eterna e do progresso. Estamos aqui para nos tornarmos como nosso Pai Celestial e Jesus Cristo.

O Presidente Jeffrey R. Holland disse:

“Não sei o que vocês acham, mas para mim parece uma longa viagem, mas uma viagem empolgante! Uma meta tão divina, mesmo que seja alta, é exatamente o que torna o evangelho restaurado tão atraente e inspirador. Bem no fundo de nossa alma há um eco — uma memória — que nos diz que foi por isso que viemos à Terra. Acima de tudo, aceitamos o plano de nosso Pai Celestial porque queríamos nos tornar como Ele. Sabíamos que era uma meta muito árdua que não seria fácil alcançar. Mas simplesmente não podíamos nos contentar com nada menos que isso. Nossa alma foi criada para se desenvolver e fomos inspirados lá e aqui para empreender a jornada.”

Ansiamos pelo crescimento, pela mudança! Está em nosso DNA divino. E graças à Expiação de Jesus Cristo, é possível.

O processo de mudança e aperfeiçoamento pode ser lento. Um movimento de cada vez. Parte da maravilha da Expiação de Jesus Cristo é sua vida útil extensa e eterna. Não tem data de validade. Não tem limites. É paciente e poderosa, estendendo-se para a próxima vida enquanto continuamos nossa jornada contínua de mudança, progresso e perfeição.

Mas, e se houver elementos de mudança que não levam eternidades, décadas, ou mesmo anos?

E se a mudança pode ser imediata? Na verdade, e se a mudança duradoura não for possível sem a mudança imediata?

Talvez nós, como povo, tenhamos subestimado a mudança – quão rápida, quão íntima e quão acessível ela é para cada um de nós por causa do Salvador. As escrituras e os profetas pregam essa verdade. Cabe a nós entender e tentar.

A mudança pode ser rápida

Há quase 2100 anos, Amuleque ensinou a poderosa verdade da imediatez da mudança quando disse:

“Sim, eu quisera que já não endurecêsseis vosso coração, pois eis que agora é o tempo e o adia de vossa salvação; e, portanto, se vos arrependerdes e não endurecerdes o coração, imediatamente terá efeito para vós o grande plano de redenção” (Alma 34:31).

Adoro essa palavra: imediatamente. É emocionante. Traz esperança. É real.

Também adoro a maneira como Amuleque ensinou claramente como essa imediatez da mudança é acessada: através do arrependimento e de um coração quebrantado.

Na adolescência, eu via o arrependimento como quatro passos que levariam ao perdão: reconhecer meu pecado, me sentir mal por isso, restituir e não repeti-lo. Eram bons passos apoiados por princípios sólidos, mas durante aqueles anos, minha visão do arrependimento não ia além disso. Até que quanto eu tinha dezessete anos, e um amigo meu perdeu a vida para o suicídio.

Sua morte desencadeou uma tempestade de perguntas. Por que Deus permitiu que isso acontecesse com ele? Onde estava meu amigo agora? Havia ainda uma chance para ele? Havia esperança para ele? Para mim?

Escrevi meus pensamentos em meu diário, onde percebi que não sabia tanto sobre o plano de felicidade e o evangelho quanto pensava que sabia. Eu não conhecia o Pai Celestial ou meu Salvador tão bem quanto pensava. E, embora tivesse sido ensinado por bons pais e professores, percebi que não tinha dedicado tempo para aprender de verdade.

Pela primeira vez em minha vida, percebi que as verdades às quais me apegava casualmente desde pequeno eram as mesmas verdades que salvariam meu amigo. As mesmas verdades que me salvariam.

Naquele momento, eu queria entender essas verdades melhor. Eu queria conhecer melhor Deus e Jesus Cristo. Eu queria aprender, sentir, mudar. E assim, eu me voltei para Eles.

Isso é arrependimento.

Eu estava completamente mudada naquele momento? Não. Mas minha trajetória estava. Meu coração estava. E de certa forma, eu estava.

Um ano antes do Presidente Holland comentar sobre a natureza eterna de nossa jornada, ele falou sobre o arrependimento e a mudança imediata:

“Uma pessoa pode mudar tudo o que desejar e pode fazê-lo muito rápido. Outra falsidade satânica é acreditar que é preciso anos e anos e uma eternidade para se arrepender. Leva tanto tempo para uma pessoa se arrepender quanto para dizer: “Vou mudar” — para valer. Evidentemente haverá problemas para solucionar e reparações a fazer. Uma pessoa pode vir a passar — de fato, é melhor passar — o resto da vida demonstrando seu arrependimento pela permanência dele. Mas a mudança, o crescimento, a renovação e o arrependimento podem vir a essa pessoa tão instantaneamente como aconteceu com Alma e os filhos de Mosias.”

A mudança duradoura e eterna é nosso objetivo. Mas não podemos alcançá-la sem uma mudança imediata no momento. Uma realização, uma mudança de desejo, uma escolha. Um movimento em direção à divindade.

A decisão de deixar nossos corações quebrantados serem receptáculos para a esperança e a fé, em vez de ódio e medo. O desejo de estar mais perto de nosso Pai Celestial e de nosso Irmão, Jesus Cristo, seguido pelo menor dos movimentos – um olhar para cima, uma oração silenciosa – pode invocar os poderes do céu que podem nos mudar.

A mudança pode ser rápida

Imediatez significa agora, no presente. Mas a palavra também pode significar a sensação de estar diretamente ou intimamente envolvido. Significa sentir-se próximo. Essa definição adiciona uma camada de beleza e intimidade à imediatez da mudança.

Arrependimento e mudança não são eventos separados. Eles não são empreendimentos solitários. Não podemos verdadeiramente nos arrepender enquanto afastamos Jesus. E Ele não pode perdoar sem nos atrair.

Quando nos arrependemos, nos conectamos com Jesus Cristo de uma maneira muito real. Assim como uma lâmpada não pode ser trocada sem ser tocada por nossas mãos, nossos corações não podem ser mudados sem serem tocados por Seu amor e poder. Nós vamos a Ele com nossa esperança, fé, humildade e amor e Ele nos muda com Seu amor.

O arrependimento não é autoflagelação, ou prova de que estamos quebrados ou precisamos ser consertados. É o caminho para chegar a Cristo porque é onde queremos estar. É onde, acredito, Ele quer que estejamos. Com conectados a Ele.

O Élder Dieter F. Uchtdorf falou sobre nossa conexão quando disse:

“Nosso relacionamento com Deus é extremamente sagrado e vital. Somos Seus filhos espirituais. Ele é nosso Pai. Ele deseja nossa felicidade. Se O buscarmos, se aprendermos com Seu Filho Jesus Cristo, se abrirmos o coração à influência do Santo Espírito, nossa vida se tornará mais estável e segura. Teremos mais paz, alegria e realização, se fizermos tudo o que pudermos para viver de acordo com o plano eterno de Deus e guardar Seus mandamentos.”

A mudança é para você

Deus está na mudança – de longo prazo e imediata. Quando chegamos a Ele, mesmo que tudo o que possamos oferecer neste momento seja a esperança de que Ele seja real, Ele pode trabalhar em e por meio de nós para nosso benefício.

Nossa tristeza pode ser amenizada. Nossos corações podem ser fortalecidos. Nossa fé pode ser iluminada. Não precisamos esperar décadas, anos, ou mesmo dias para nos conectarmos com Ele e sentir Seu amor. Não precisamos esperar até a próxima vida para nos tornarmos mais parecidos com Ele.

A mudança pode ser imediata. Ela está aqui. Ele está aqui. Você está aqui.

Pense sobre o que isso significa. Estamos todos em lugares diferentes em nossas vidas. Talvez você esteja em um lugar de discipulado obediente e tenha apenas pequenos ajustes a fazer. Ou talvez você esteja em um lugar tão escuro que não consiga ver uma saída.

Talvez você tenha percebido algumas prioridades ou identidades mal colocadas. Talvez você se sinta preso pelo pecado habitual. Ou talvez você tenha simplesmente percebido que há coisas que negligenciou fazer que poderiam aproximá-lo Dele.

Não importa onde você esteja, você pode mudar sua esperança, seu foco, seu desejo e suas ações e Ele pode mudar você. Quando você se arrepende, se volta para Jesus Cristo, Ele estende a mão para você. O que importa é que você escolha encará-Lo porque Ele já está olhando para você. E isso não vai mudar.

Fonte: LDS Living

Posto original de Maisfé.org

O post O arrependimento pode ser algo imediato? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *