Notícias

3 conselhos no Livro de Mórmon sobre namoro

Minha amiga estava radiante. E eu estava animada em vê-la tão feliz. Ela me contou o quanto estava empolgada com um cara com quem estava saindo há um tempo. Havia esperança e energia em sua voz – será que esse era o cara? Saí do nosso encontro muito feliz por ela e mal podia esperar por mais atualizações sobre o relacionamento.

Então, algumas semanas depois, recebi uma mensagem dela sobre um pequeno problema em seu relacionamento que estava causando estresse. E depois outro outro pequeno problema. Logo o que começou com muito mágico chegou a um final decepcionante.

Minha amiga optou por terminar o relacionamento e agora se sentia desanimada e um pouco sem esperança. Como amiga dela, eu me sentia ansiosa para tentar confortá-la ou oferecer ajuda, mas me sentia um pouco insegura sobre o que dizer.

Essa situação é familiar?

Atualmente, se você está namorando ou é amigo de alguém que está, pode ser complicado saber onde buscar orientação. E embora existam muitos recursos maravilhosos por aí para aprender sobre namoro e relacionamentos, há uma fonte especial que acho que esquecemos de recorrer para esse tipo de conselho: o Livro de Mórmon.

Mas, em minha experiência, o Livro de Mórmon está repleto de conselhos inteligentes e reconfortantes para o namoro – você só precisa saber onde procurar. Aqui estão três versículos que me ajudaram durante a época que eu namorava e que recorro quando estou tentando apoiar meus amigos.

Ofereça suas pedras: Éter 3:4

Aposto que você nunca pensou em namoro enquanto lia a história do irmão de Jared. Mas há um grande princípio para a ser aprendido nesse versículo.

Então, para refrescar a memória bem rápido, o irmão de Jared deve ajudar seu povo a atravessar o oceano. O profeta recebe instruções do Senhor sobre como construir barcos nos quais eles podem cruzar, mas as embarcações são tão apertadas que nenhuma luz pode entrar. Em vez de dizer ao profeta como resolver o problema, o Senhor pergunta o que ele acha que deveria ser feito.

Assim, o irmão de Jared pega pequenas pedras e pede ao Senhor que as toque para que brilhem nos barcos escuros. Ele diz:

“E sei, ó Senhor, que tu tens todo o poder e que podes fazer tudo quanto queiras para o benefício do homem; portanto, com teu dedo toca estas pedras, ó Senhor, e prepara-as para que brilhem na escuridão.”

Por fim, o Senhor toca as pedras, e voilà! O irmão de Jared tem luz.

Então, o que isso tem a ver com namoro? Algumas coisas. Primeiro, o Senhor não vai dizer exatamente o que temos que fazer o tempo todo. Você terá que tomar decisões no namoro – não flutuar sem rumo, esperando que algo aconteça com você.

Embora às vezes eu pense que todos nós gostaríamos de ter um manual dizendo exatamente quem namorar ou o que fazer, nosso arbítrio, na verdade, é capacitador. Sobretudo, nós temos o privilégio de colaborar com Deus para ajudar a escrever nossas histórias.

E segundo, mesmo que Deus espere que você tome suas decisões, não significa que Ele quer que você descubra tudo sozinho. Ele pode ajudar a iluminar suas decisões, assim como fez para o irmão de Jared.

Para explicar melhor o que quero dizer, pondere sobre seus encontros e relacionamentos como pedras oferecidas ao Senhor enquanto você lê essa citação incrível de Amy Tanner (professora na Brigham Young University):

“Ao abraçar as incertezas da vida e seguir em frente apesar de saber que nem tudo pode se concretizar como esperamos ou gostaríamos, criamos nossas próprias pedras para o Senhor tocar e transformar em luz. Talvez algo bom aconteça quando avançamos na escuridão. Talvez algo ruim aconteça. Provavelmente será um pouco dos dois. Mas Deus pode tocar todas essas pedras. Se tomarmos nossa decisão e a oferecermos ao Senhor, Ele pode transformar todas as nossas pedras em luz. Ele pode nos dar oportunidades de fazer o bem, construir relacionamentos, encontrar fé, mudar e crescer, mesmo com as pedras mais duras que oferecemos a Ele.”

Então, continue oferecendo suas pedras (ou seja, seus esforços de namoro), ao Senhor, confiando que Ele pode guiar você e fazer todas as coisas cooperarem para o seu bem.

Lembre-se, Você não sabe o que está por vir: Alma 26:1

Acho que todos já passamos por isso: após uma separação ou um encontro decepcionante, deixamos nossa mente vagar para a ideia de que namorar não vale a pena ou que nada dará certo. E embora seja normal sentir frustração ou tristeza, não permita que esses sentimentos dominem você! Com Deus, você nunca sabe o que esperar.

Pense no grande missionário Amon no Livro de Mórmon. Ele e seus amigos partiram para compartilhar o evangelho com os lamanitas. Tenho certeza de que tinham esperanças e sonhos sobre o que aconteceria em suas missões. E embora tenham passado por muitas dificuldades (veja Alma 21 a 26), o que aconteceu no final os surpreendeu.

Quando Amon e seus amigos se reúnem após suas experiências, Amon diz: “temos grandes razões para nos regozijarmos; porque poderíamos nós supor, quando partimos… que Deus nos concederia tão grandes bênçãos?”

Adoro como Amon diz ‘poderíamos nós supor?’ Poderíamos algum dia ter imaginado o que estava por acontecer? A vida de Ammon me ensina que, quando fazemos o melhor para seguir os mandamentos de Deus, até o nosso começo mais humilde pode se tornar muito melhor do que pensávamos.

O Presidente Russell M. Nelson certa vez disse aos jovens adultos:

“Os abençoo para que tenham o desejo e a força para que cumpram os convênios que fizeram. Ao fazerem isso, prometo que vivenciarão crescimento espiritual; vocês se livrarão do medo e terão uma confiança que mal podem imaginar neste momento. Vocês terão a força para exercer uma influência positiva muito além de sua capacidade natural. E prometo que seu futuro será mais emocionante do que qualquer coisa em que possam acreditar atualmente.”

Então, quando você se decepcionar em um namoro, tente lembrar que: você não sabe de todo o bem que está por vir.

Viva um dia (ou encontro) de cada vez: Alma 37:40

Neste capítulo, Alma está dando alguns conselhos de vida ao seu filho Helamã, e acredito que seria inteligente ouvir atentamente.

Alma lembra Helamã sobre a Liahona que ajudou Leí e sua família a encontrar o caminho no deserto. E em Alma 37:40 ele destaca um aspecto importante de como a Liahona funciona:

“E funcionava para eles segundo a fé que tinham em Deus; portanto, se tinham fé para acreditar que Deus poderia fazer com que aquelas agulhas lhes indicassem o caminho, eis que assim sucedia; portanto, eles conseguiram esse milagre, assim como muitos outros milagres realizados pelo poder de Deus, dia após dia.” 

A Liahona não mostrou à família de Leí o mapa inteiro. Eles aprenderam a avançar com apenas o suficiente de direção, apenas o suficiente de milagres, para passar um dia de cada vez.

Acredito que temos que fazer isso também no namoro. Corremos o risco de nos sentir excessivamente frustrados se exigirmos que Deus nos diga agora se esse relacionamento vai dar certo. Em minha experiência, Ele não vai nos mostrar como tudo vai se desenrolar. Mas acredito que o Senhor nos dá amorosamente o que precisamos, dia após dia. Um momento de paz aqui, e um momento de clareza ali.

Não estou dizendo que é fácil, mas respirar profundo e ser grato pelos milagres do hoje, confiando em Deus para cuidar do amanhã, pode tornar o namoro uma experiência muito mais agradável.

Espero que esses três versículos inspirem você a buscar mais! Acredito que o Senhor está ansioso para falar com você através das escrituras, até mesmo sobre namoro. E com Ele ao nosso lado, todas as nossas experiências serão para o nosso bem. Como a Irmã Tamara Runia compartilhou:

“Presto meu testemunho de que isso — tudo isso — vai ficar muito melhor do que vocês e eu jamais poderíamos imaginar! Com os olhos da fé fitos em Jesus Cristo, que vejamos que tudo vai ficar bem no final e sintamos que tudo vai ficar bem agora.”

Fonte: LDS Living

Posto original de Maisfé.org

O post 3 conselhos no Livro de Mórmon sobre namoro apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *