Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre a Lei do Dízimo

O dízimo é um princípio importante para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e há algumas coisas que valem a pena saber sobre ele.

O que é o dízimo?

O dízimo é uma doação equivalente a 10% da sua renda. É simples: você separa 10% do que ganha e oferece como dízimo. Não importa se você é assalariado ou empresário, a porcentagem é a mesma para todos, tornando essa uma lei justa. Ricos e pobres contribuem com a mesma parte de sua renda.

Importância de ser dizimista

Não é o valor que importa, mas sim a sinceridade com que você oferece o dízimo. Jesus já ensinou que uma viúva pobre, que deu apenas duas moedinhas, doou mais do que os ricos que contribuíram com grandes quantias, mas sem humildade. O que conta é a fé e a gratidão ao cumprir essa lei.

“O dízimo é a grande lei equitativa, pois não importa quão ricos ou pobres sejamos, todos nós pagamos a mesma “décima parte [de nossa renda] anual (ver D&C 119:4), e todos nós recebemos bênçãos tão grandes “que não [há] lugar suficiente para [as recolhermos]” (Malaquias 3:10)

– Robert D. Hales, “Tornar-se Provedores Prudentes Temporal e Espiritualmente”, A Liahona, maio de 2009, p. 9.

Dízimo não é oferta

Dízimo e ofertas são coisas diferentes. Enquanto o dízimo é sempre 10% da sua renda, as ofertas são doações voluntárias, como a oferta de jejum ou contribuições para fundos missionários. Ambos são importantes, mas o dinheiro do dízimo não deve ser usado para fazer ofertas.

Perguntas sobre o dízimo? Fale com o bispo

Se você tem dúvidas sobre o dízimo, o bispo da sua ala pode te ajudar. Ele é o responsável por coletar o dízimo e realizar a entrevista anual de acerto de dízimo com os membros que têm renda. É um momento para você aprender mais sobre esse mandamento e prestar contas de forma pessoal e confidencial.

O dízimo é uma lei antiga

Essa prática existe desde os tempos de Abraão, e até no Antigo Testamento, o profeta Malaquias alertava o povo sobre a importância de cumprir essa lei.

As bênçãos do dízimo

Pagar o dízimo abre portas para bênçãos especiais, tanto espirituais quanto materiais. Essas bênçãos vêm no tempo certo e da maneira que Deus sabe ser a melhor para você. Uma das maiores recompensas é a paz que sentimos ao saber que estamos cumprindo com nossos compromissos com Deus.

“[Quando] pagamos o dízimo à Igreja, o Pai Celestial derrama bênçãos sobre nós. Qualquer pessoa que tiver pagado fielmente o dízimo sabe que isso é verdade. As bênçãos às vezes são espirituais e às vezes, materiais. São concedidas no tempo do Senhor e de acordo com o que Ele sabe ser melhor para nós. (…) [Uma] das maiores bênçãos do dízimo é a confiança no que o futuro nos reserva. Sejam quais forem nossas circunstâncias, tudo terminará da melhor maneira possível. Se cumprirmos nossas promessas, Ele cumprirá as Dele. Ter paz é uma das maiores bênçãos resultantes do pagamento de um dízimo integral. Quem guarda o mandamento do dízimo pode testificar que a bênção da paz é real e preciosa.”

Presidente Henry B. Eyring, “As Bênçãos do Dízimo“, A Liahona Junho de 2011.

O dízimo é pessoal

O dízimo é uma questão entre você, o bispo e Deus. A Igreja não faz coletas durante as reuniões e não divulga listas de quem contribuiu. É um mandamento como qualquer outro, e sua observância é uma escolha pessoal e privada.

Para onde vai o dinheiro do dízimo?

Os fundos do dízimo são usados para a obra do Senhor, como construir e manter templos e capelas, apoiar o trabalho missionário e ensinar os membros da Igreja.

O dízimo e a lei da consagração

O dízimo não é a única lei financeira na Igreja. Quando o povo está preparado, Deus pode introduzir a Lei da Consagração, que é um princípio mais elevado onde tudo pertence ao Senhor. Embora essa lei não esteja em vigor hoje para todo mundo, cumprir o mandamento do dízimo nos prepara para essa maior responsabilidade.

Essas são as principais coisas que você precisa saber sobre o dízimo na Igreja. É uma prática de fé que traz muitas bênçãos, e é algo que cada um deve fazer de coração aberto e com gratidão.

Relacionado:

Posto original de Maisfé.org

O post Tudo o que você precisa saber sobre a Lei do Dízimo apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *