Notícias

Quem é o anticristo?

Sabe aquela ideia de um “anticristo” como um vilão aterrorizante? Isso é algo que muita gente associa com filmes ou histórias antigas. Mas, na verdade, essa figura que a gente imagina é mais uma construção teológica que surgiu na Idade Média e ainda está presente em várias vertentes do cristianismo.

Nas escrituras, o termo “anticristo” aparece seis vezes, e o curioso é que essas referências indicam o “anticristo” como uma condição, não como uma pessoa específica.

O verdadeiro “anticristo”

Se tivéssemos que associar esse termo a alguém em particular, a escolha mais lógica seria Satanás, porque ele é o maior opositor de Cristo. Mas o que muitos não sabem é que há várias outras figuras que também podem ser consideradas “anticristos”.

Por exemplo, em 1 João 2:18, o apóstolo João avisa os santos sobre um novo anticristo que surgiria em breve, mas ele também menciona: “já muitos anticristos se têm levantado”. No Manual do Professor do Seminário do Novo Testamento lemos “os anticristos aos quais João se referiu são as pessoas que abandonaram a Igreja e deixaram de acreditar em Jesus Cristo”.

E mais, João continua dizendo que todos os que negam o poder de Cristo para salvar e tentam enganar o mundo são ou possuem o “espírito do anticristo” (1 João 2:22, 1 João 4:3, 2 João 1:7).

Anticristos nas escrituras

E não para por aí! No Livro de Mórmon, aprendemos que mesmo antes do nascimento de Jesus, já existiam anticristos. Um bom exemplo disso está em Jacó 7 e Alma 30:6, 12, onde vemos que essas figuras eram presentes e ativas muito antes de Cristo vir à Terra.

Também vemos algo bem parecido nas visões de Daniel. Em Daniel 7:20-27, ele viu uma criatura com dez chifres, sendo que um chifre pequeno crescia entre eles. Agora, será que essa ponta representa o anticristo como um personagem ímpar e demoníaco? Alguns acreditam que sim. Mas o Manual do Velho Testamento explica que:

“É impossível identificar este símbolo com qualquer indivíduo ou reino do mundo específico, mas parece corresponder à besta que João viu subir do mar (Apocalipse 13:1), a qual fez igualmente ‘guerra aos santos’ (Apocalipse 13:7). A ponta ou chifre pequeno representa um notável poder anticristo que surgiria após a época do Império Romano, e seria diferente dos outros dez reinos mencionados depois do poder romano. Daniel diz que essa ponta teria poder para fazer guerra aos santos e derrotá-los até a época da segunda vinda de Cristo.”

O espírito do anticristo hoje

O Presidente George Albert Smith também falou sobre como a crença em Deus e na missão de Jesus Cristo tem diminuído ao longo do tempo, e ele identificou muitas pessoas com o “espírito de anticristo”:

“É estranho como é difícil para muitas pessoas acreditarem na existência de Deus. Muitos são anticristos, mas são capazes de crer em quase tudo mais que lhes for apresentado e defendido com argumentos. Digo-lhes hoje que a maior parte da população do mundo em que vivemos é formada por anticristos, e não seguidores de Cristo. E mesmo no meio dos que afirmam crer no cristianismo, relativamente poucos de fato acreditam na missão divina de Jesus Cristo. Bem, qual é o resultado? As pessoas afastaram-se do Senhor e Ele não pode abençoá-las quando elas se recusam a serem abençoadas.”

Em 2011, durante seu discurso na Conferência Geral, a irmã Julie B. Beck fez uma conexão bem clara entre o anticristo e a família. Ela disse:

“Ser anticristo é ser antifamília. Toda doutrina ou princípio que nossos jovens ouvirem no mundo que seja contra a família também é contra Cristo. É simples assim.”

O que é um anticristo?

Então, qual é a definição de um anticristo? O Guia para Estudo das Escrituras explica que um anticristo é:

“Toda pessoa ou tudo aquilo que seja uma representação falsa do verdadeiro plano de salvação do evangelho e que, aberta ou secretamente, se oponha a Cristo. (…) Lúcifer é o maior anticristo, mas ele tem muitos assistentes, tanto entre os seres espirituais como entre os mortais”.

Em seu livro Mormon Doctrine, o Élder Bruce R. McConkie (1915–1985), do Quórum dos Doze Apóstolos, também falou sobre isso:

“Um anticristo é um oponente de Cristo, é quem se opõe ao evangelho verdadeiro, à Igreja verdadeira e ao verdadeiro plano de salvação (1 João 2:19; 4:4–6). É quem oferece salvação aos homens sob termos diferentes daqueles estipulados por Cristo. Serém (Jacó 7:1–23), Neor (Alma 1:2–16) e Corior (Alma 30:6–60) foram anticristos que espalharam suas mentiras entre os nefitas”.

Como se proteger contra esse o espírito?

Agora, como podemos nos precaver contra o espírito do anticristo? O Presidente Ezra Taft Benson ensinou sobre a importância do Livro de Mórmon, dizendo que ele revela os inimigos de Cristo e nos ajuda a vencê-los.

“O Livro de Mórmon expõe ao mundo os inimigos de Cristo. (…) Fortalece os humildes seguidores de Cristo contra os desígnios, estratégias e doutrinas malignas do diabo em nossos dias. O tipo de apóstatas do Livro de Mórmon é semelhante ao que vemos na atualidade. Deus, em sua infinita presciência, moldou o Livro de Mórmon de modo que enxergássemos o erro e soubéssemos como combater os falsos conceitos educacionais, políticos, religiosos e filosóficos de nossa época”

Em 1986, ele deixou uma bênção profética:

“Em nossos dias, o Senhor revelou a necessidade de voltarmos a realçar o Livro de Mórmon, a fim de tirarmos a Igreja e todos os filhos de Sião da condenação — o flagelo e o juízo (ver D&C 84:54–58). Essa mensagem deve ser levada aos membros da Igreja em todo o mundo. (…) Agora, com a autoridade do santo sacerdócio investida em mim, invoco minha bênção sobre os santos dos últimos dias e sobre as pessoas de bem em todas as partes. Abençoo-os com maior discernimento para julgarem entre Cristo e o anticristo. Abençoo-os com maior poder para fazerem o bem e resistirem ao mal. Abençoo-os com maior compreensão do Livro de Mórmon. Prometo-lhes que, a partir de agora, se sorverem suas páginas e seguirem seus preceitos, Deus derramará sobre cada filho de Sião e a Igreja uma bênção até agora desconhecida — e suplicaremos ao Senhor que comece a retirar a condenação — o flagelo e juízo. Disso presto solene testemunho”.

E tem mais, em 1953 o Élder Delbert L. Stapley também destacou que um testemunho sobre o profeta moderno é uma proteção poderosa contra o espírito do anticristo:

“Testifico-vos, irmãos e irmãs, que Deus o sustém (o profeta vivo), e a ninguém mais neste mundo, senão ele, pois lhe foi conferido o chamado de profeta, vidente e revelador, representando o Senhor aqui na terra nesta época. Somente ele tem o direito de receber revelação para a Igreja, e se todas as pessoas entenderem esse fato, não serão enganadas por aqueles que procuram desviá-los da Igreja e de seus gloriosos princípios (…) Eles serão fortalecidos contra os falsos mestres e anticristos, que certamente temos entre nós.”

Em conclusão, o conceito de “anticristo” vai além de uma figura única e aterrorizante. Trata-se de qualquer força, doutrina ou indivíduo que se opõe a Cristo e ao Seu evangelho. Quando estudamos as escrituras e somos fortalecidos espiritualmente, nos protegemos contra esse espírito.

Ao buscar constantemente o discernimento através do estudo das escrituras e ao seguir os ensinamentos dos profetas, podemos resistir ao espírito do anticristo em nossas vidas e nos manter firmes na fé em Jesus Cristo.

Pode ser interessante: A lenda do “deus branco”: coincidência ou evidência do Livro de Mórmon?

Posto original de Maisfé.org

O post Quem é o anticristo? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *