Notícias

Perguntas e Respostas: O que é ser uma testemunha especial de Cristo?

Os Apóstolos de Jesus Cristo são chamados por Deus para uma missão única: ser “testemunhas especiais do nome de Cristo no mundo todo”, como está em Doutrina e Convênios 107:23. Isso é um pouquinho diferente dos outros líderes da Igreja, como por exemplo os Setentas que também têm uma missão especial: “pregar o evangelho e ser testemunhas especiais” (D&C 107:25).

Mas o que isso significa na prática?

O Presidente Dallin H. Oaks, explicou isso de forma clara:

“Um testemunho do evangelho é uma confirmação do Espírito Santo a nossa alma de que certos fatos de significado eterno são verdadeiros e que sabemos serem verdadeiros. Tais fatos incluem a natureza da Trindade e nosso relacionamento com seus três membros, a eficácia da Expiação e a realidade da Restauração”

Isso significa que tter um “testemunho especial” de Jesus Cristo vai além da crença comum. É uma certeza espiritual profunda que nos vem como um dom espiritual: “A alguns é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo.” (D&C 46:13).

O testemunho de um apóstolo

O Presidente Boyd K. Packer, que foi membro do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que todos nós precisamos de nosso próprio testemunho de Cristo. Ele disse

“Cada um de nós precisa obter seu próprio testemunho do Senhor Jesus Cristo. Depois, compartilhamos esse testemunho com nossos familiares e outras pessoas. […] 

Após todos os anos que vivi, ensinei e servi, após milhões de quilômetros que viajei pelo mundo, com toda a experiência que adquiri, há uma grande verdade que eu gostaria de compartilhar. É o meu testemunho do Salvador Jesus Cristo.

Joseph Smith e Sidney Rigdon escreveram o seguinte após uma experiência sagrada: “E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive! Porque o vimos” (D&C 76:22–23).

As palavras deles são minhas também.

Eu creio e eu tenho certeza de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que Ele vive. Ele é o Unigênito do Pai, e “por ele e por meio dele e dele os mundos são e foram criados; e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus” (D&C 76:24).

Presto meu testemunho de que o Salvador vive. Eu conheço o Senhor. Sou Sua testemunha. Sei de Seu grande sacrifício e de Seu amor eterno por todos os filhos do Pai Celestial. Presto meu testemunho especial com toda a humildade, mas com absoluta certeza, em nome de Jesus Cristo. Amém.”

Da mesma forma, o Presidente James E. Faust também compartilhou:

“Tenho agora o privilégio e a bênção de deixar com vocês meu testemunho e bênção. Faço isso como uma das testemunhas especiais, declarando com toda a convicção de meu ser e todas as células de meu corpo, do alto da cabeça até a sola dos pés, que Jesus é o Cristo e o Redentor do mundo e nosso Salvador, o cabeça desta Igreja. Sei que Ele está próximo da liderança desta Igreja. Sei que Seu Espírito está ao alcance de todos nós individualmente e em nossos chamados. Ele vive. Não tenho dúvida alguma disso. Posso testificar com a mesma convicção e certeza que tinha o irmão de Jarede. Está escrito que, ao ver o dedo de Deus, ele não mais creu, porque passou a saber (ver Éter 3:6, 19).”

“Sei e testifico com as palavras de Pedro. Quando alguns dos santos começaram a se afastar, o Salvador ficou desanimado e perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?” Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” (João 6:67). Por essa mesma autoridade, presto testemunho de Sua divindade e de Seu ser, e sei disso com uma certeza que ultrapassa o conhecimento decorrente do sentido da visão, porque nos é dado pelo Espírito saber com uma certeza maior do que a proporcionada pelos sentidos físicos.”

O testemunho vem pelo poder do Espírito Santo

Ao longo das escrituras, vemos muitos exemplos de testemunhas especiais de Cristo. Alguns até relatam terem visto o Senhor face a face, como Néfi, Isaías, Jacó, o irmão de Jarede, Morôni, Moisés e Joseph Smith. Mas é importante entender que o testemunho especial vai além de simplesmente ver Cristo.

Uma experiência marcante como ver o Salvador em pessoa não é tão poderosa quanto o testemunho que vem por meio do Espírito Santo. Esse testemunho ultrapassa, como disse o Presidente Faust, os sentidos físicos. É um dom especial. E felizmente não esta reservado apenas aos apóstolos. Todos podemos ter esse testemunho especial, se o buscarmos.

“Em verdade assim diz o Senhor: Acontecerá que toda alma que abandonar seus pecados e vier a mim e invocar meu nome e obedecer a minha voz e guardar meus mandamentos verá minha face e saberá que eu sou” (D&C 93:1).

Relacionado:

Posto original de Maisfé.org

O post Perguntas e Respostas: O que é ser uma testemunha especial de Cristo? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *