Notícias

O que podemos aprender com as crianças nas escrituras?

Você já pensou no quanto as crianças podem nos ensinar? O Pai Celestial sabe o quanto elas são importantes para nos ajudar a ser mais como Ele. A Irmã Jean A. Stevens, que serve como Primeira Conselheira na Presidência Geral da Primária, disse: “Há muito que podemos aprender com as crianças.” E não é que faz sentido?

Se pararmos para pensar, nas escrituras, o Senhor nos manda várias vezes nos tornarmos como crianças (3 Néfi 11:37-38, Mosias 3:19). E existem alguns exemplos bem legais nas escrituras que mostram isso. Vamos compartilhar três deles.

O Menino Jesus

Imagina o Salvador nascendo em condições muito humildes. Ele cresceu “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52). Maria e José, sempre atentos, fizeram de tudo para proteger Jesus, como quando fugiram para o Egito (Mateus 2:14) e depois foram morar em Nazaré (Mateus 2:23).

Não sabemos muito sobre a infância de Jesus, mas uma coisa que impressiona é o relato de quando Ele tinha 12 anos. Ele estava no templo, “assentado no meio dos mestres, ouvindo-os, e interrogando-os” (Lucas 2:41-50).

Assim, mesmo sendo o Filho de Deus, Ele foi obediente aos seus pais terrenos (Lucas 2:51). Isso nos ensina que, assim como o menino Jesus, as crianças são filhas de Deus e podem nos mostrar muitas verdades eternas, especialmente quando são criadas com amor e em lares onde o evangelho é ensinado.

Jesus e crianças

As crianças no Novo Mundo

Quando Jesus Cristo ressuscitado apareceu nas Américas, aconteceu uma cena emocionante com as crianças. Ele “pegou as criancinhas, uma a uma, e abençoou-as e orou por elas ao Pai. E depois de haver feito isso, chorou de novo” (3 Néfi 17:21-22). O Presidente Gordon B. Hinckley comentou sobre esse momento dizendo:

“Não há mais terno e belo quadro nas escrituras sagradas que essa linguagem simples descrevendo o amor do Salvador pelas criancinhas.”

Mais tarde, essas crianças que foram abençoadas pelo Senhor começaram a falar coisas maravilhosas, coisas tão sagradas que não foi permitido escrever (3 Néfi 26:16). Essa passagem nos lembra da santidade das crianças e do que o Senhor ensinou ao colocar uma criança no meio dos apóstolos:

“Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus” (Mateus 18:3-4).

Samuel

Agora, vamos relembrar a história de Samuel. Sua mãe, Ana, consagrou-o ao Senhor logo depois que ele nasceu, e ele foi viver com o Sumo Sacerdote para servir desde pequeno (1 Samuel 1).

“Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho”.

E à medida que crescia, “fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens” (1 Samuel 2:26). O Senhor chamou Samuel quando ele ainda era jovem, e ele respondeu: “Fala, porque o teu servo ouve” (1 Samuel 3:10).

Isso nos mostra que as crianças nunca são novas demais para aprender os caminhos do Senhor e servi-Lo. A Irmã Jean A. Stevens falou muito bem sobre isso:

“Esses preciosos filhos de Deus chegam a nós com um coração pronto a acreditar. São cheios de fé e receptivos à influência do Espírito. São um exemplo de humildade, obediência e amor.”

Por isso temos muito a aprender com as crianças. Elas são humildes e receptivas, e essa atitude abre portas para os dons espirituais. Além disso, é nossa responsabilidade protegê-las, porque, como disse o Élder Dallin H. Oaks, elas “são o futuro para nós, para nossa Igreja e para nossas nações.”

Pode ser interessante: Perguntas e Respostas: O que é ser uma testemunha especial de Cristo?

Posto original de Maisfé.org

O post O que podemos aprender com as crianças nas escrituras? apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *