Notícias

Como encontrar informações confiáveis sobre a Igreja de Jesus Cristo na internet

Quando você quer aprender sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, qual é a primeira coisa que faz? Provavelmente vai ao Google, né? Isso é super comum!

Mas aqui vai um ponto importante: o Google vai te mostrar um monte de sites com as palavras que você procurou, mas ele não pode garantir que tudo ali é verdade. Então, como saber se a informação é confiável?

Quando o assunto é aprender sobre o Evangelho de Jesus Cristo, a melhor fonte são as palavras dos profetas vivos e as escrituras. E, felizmente, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias disponibiliza todos os seus materiais online.

No site churchofjesuschrist.org é possível encontrar vídeos, discursos e artigos aprovados pelas autoridades da Igreja. Isso aumenta a credibilidade do conteúdo e garante que você está recebendo informações corretas sobre a fé, a história da Igreja e outros assuntos relacionados à Igreja de Jesus Cristo.

A Igreja tem muitas outras plataformas de conteúdo como o thechurchnews.com, o deseret.com e o familysearch.org. Isto acontece por questões estratégicas, já que esses sites ajudam a alcançar um público maior. Mesmo não sendo o site principal, todos são confiáveis e têm um ótimo conteúdo.

Compartilhar o evangelho online

Com o crescimento da internet, os apóstolos viram uma oportunidade incrível de compartilhar a mensagem da restauração do Evangelho de Jesus Cristo. Eles incentivaram os membros a criarem blogs e perfis nas redes sociais para compartilhar seu testemunho. A única regra era que os membros deixassem claro que não falavam em nome da Igreja. Em 2011, o Élder Dieter F. Uchtdorf ensinou:

“Meus queridos jovens amigos, talvez o incentivo do Senhor para que “[abram] a boca” poderia incluir, em nossos dias, “usem as mãos”, para escrever no blog ou enviar mensagens de texto sobre o evangelho para o mundo inteiro!”

Em 2013, Élder Neil L. Andersen disse:

“Para aqueles que usam a Internet e telefones celulares, existem novas maneiras de convidar as pessoas a vir e ver. Tornemos o compartilhamento de nossa fé online uma parte mais presente em nosso cotidiano.”

Já em 2015, o Élder David A. Bednar nos exortou a “varrer a terra por meio das redes sociais.”

“O Senhor está acelerando Seu trabalho, e não é coincidência que essas prodigiosas invenções e inovações de comunicação estejam ocorrendo na dispensação da plenitude dos tempos. Os canais de mídia social são ferramentas globais que podem influenciar individual e positivamente um grande número de pessoas e famílias. Creio que é chegado o tempo para nós, como discípulos de Cristo, usarmos essas ferramentas inspiradas adequadamente e com mais eficiência para prestar testemunho de Deus, o Pai Eterno, de Seu plano de felicidade para Seus filhos e de Seu Filho, Jesus Cristo, como o Salvador do mundo; para proclamar a realidade da Restauração do evangelho nos últimos dias; e para realizar a obra do Senhor.”

Isso começou porque muitos sites com conteúdo negativo sobre a Igreja de Jesus Cristo estavam no topo das buscas online. Foi assim que surgiram iniciativas como a More Good Foundation, que tem como objetivo criar conteúdo positivo para combater falsas informações sobre a Igreja na internet.

Ramos bravos na internet

Zenos, um profeta citado no Livro de Mórmon, ensinou por meio da alegoria das oliveiras sobre como o Senhor da vinha permitiu que os “ramos bravos” crescessem junto com os bons.

E essa é uma analogia que se encaixa perfeitamente no que vemos na internet: coisas boas e ruins lado a lado. Nosso desafio é saber distinguir e julgar corretamente o que estamos consumindo online.

O que vale para a internet também se aplica a livros, jornais e revistas. Existem materiais excelentes, mas também aqueles que distorcem fatos da história da Igreja e os apresentam de forma manipuladora. Por isso, é importante ser cuidadoso.

O Rei Benjamim deu um conselho que se aplica muito bem aqui. Ele nos alertou a “tomar cuidado com nossos pensamentos, palavras e ações”.

Podemos aplicar seu conselho ao decidir onde clicamos e o que decidimos ler, assistir e ouvir na internet.

Materiais “não oficiais”

Então, será que os sites e livros “não oficiais” da Igreja são bons? Muitas vezes, sim! A própria Igreja tem vários sites que não possuem o selo oficial, mas são ótimos. E, como os apóstolos nos incentivam a criar conteúdo, há muitos membros fiéis que escrevem livros e publicam artigos cheios de verdade e luz.

Como a Igreja não consegue suprir todos os anseios por informação, os membros ajudam a preencher essa lacuna com conteúdo edificante. Afinal, como diz em Doutrina e Convênios: “Os homens devem agir por si mesmos, fazendo muitas coisas de sua própria vontade e realizar muita retidão” (D&C 58:27).

Nem todo conteúdo precisa ser oficial para ser valioso. Alguns sites e programas, como o EFY, começaram sem o selo oficial e hoje fazem parte dos programas da Igreja, como o FSY. Isso mostra que, com o tempo, conteúdos não oficiais podem se tornar parte da estrutura oficial da Igreja.

Como escolher bons conteúdos?

Aqui vão algumas dicas:

  1. Priorize os sites e as redes sociais oficiais da Igreja: Eles são a principal fonte para aprender sobre o Evangelho e a Igreja. Lá você encontra as escrituras, palavras dos profetas e recursos aprovados pela liderança da Igreja.
  2. Procure sites e redes sociais não oficiais com bons conteúdos: Um bom site bom e uma boa rede social produzem bons frutos, ou seja, trazem um conteúdo centralizado em Cristo e que te aproxima Dele, como o Mais Fé.
  3. Cuidado com sites que distorcem a verdade. Cuidado com sites que parecem trazer conteúdos positivos, mas trabalham distorcendo a verdade. Preste atenção se o site é fiel à doutrina e inspira bons pensamentos.
  4. Use a luz de Cristo e o Espírito Santo. Como diz em Morôni 7:16: “Tudo o que impele à prática do bem e persuade a crer em Cristo é enviado pelo poder e dom de Cristo”. O Espírito Santo pode te ajudar a distinguir o que é bom ou ruim (Morôni 10:5). Joseph Smith também deu esse conselho a Brigham Young em um sonho: “Certifiquem-se de manter o Espírito do Senhor, que os conduzirá ao caminho correto… Ele os ensinará o que fazer e para onde ir”.

Com essas dicas e o Espírito Santo como guia, fica muito mais fácil navegar pela internet e escolher conteúdos que realmente valem a pena.

Veja também:

Posto original de Maisfé.org

O post Como encontrar informações confiáveis sobre a Igreja de Jesus Cristo na internet apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *