Notícias

7 Símbolos do Templo Mórmon para você ponderar

Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são casas de adoração especiais. São literalmente a Casa de Deus na terra. Eles nos oferecem a oportunidade de aprender de um modo singular.

O Presidente Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse:

“Todo templo é uma casa de aprendizado. Ali somos ensinados à maneira do Mestre. Seus métodos diferem dos de outras pessoas. Seu modo de ensinar é antigo e rico em simbolismo. Podemos aprender muito ponderando o que cada símbolo representa na realidade.”

Um símbolo pode ser um objeto, um acontecimento, uma ação ou ensinamento que represente uma verdade espiritual. Aprender por meio de símbolos exige esforço, atenção e fé. Mas vale muito a pena – pois aprendemos coisas que não são facilmente transmitidas pela linguagem mortal.

Aqui estão sete símbolos encontrados no templo, mas existem muitos outros. Todos eles, no entanto, apontam para o plano de Deus, que é centrado na Expiação de Jesus Cristo.

A pedra angular

Com o avanço tecnológico, hoje os templos são construídos de maneira que não necessitam de uma pedra angular. Entretanto há sempre uma cerimônia, que antecede a dedicação do templo, em que a pedra angular é assentada simbolicamente.

Na dedicação do Templo de Phoenix Arizona, o Élder Kent F. Richards, dos Setenta, e diretor executivo do Departamento de Templos da Igreja, disse que a cerimônia de assentamento da pedra angular é mais simbólica do que real. Ele explicou:

“Lembra-nos de que o Salvador é a principal pedra de esquina”.

A beleza do templo

Nenhum templo é igual, há centenas no mundo hoje e todos são lindos. O material empregado na construção é o melhor disponível. Cada detalhe do templo é pensado com cuidado e esses edifícios sagrados sempre refletem a cultura local.

Sabendo que somos filhos de Deus e que nosso corpo é verdadeiramente o “templo de Deus”(1 Coríntios 3:16), somos convidados a refletir como podemos nos manter puros, como um templo é puro.

A luz no templo

No manual de Preparação para Entrar no Templo Sagrado diz:

“Se você já viu um dos templos à noite, completamente iluminado, então deve saber a impressão que ele causa. A casa do Senhor, banhada de luz, erguendo-se na escuridão, é um símbolo do poder e da inspiração do evangelho de Jesus Cristo que se ergue como um farol neste mundo cada vez mais imerso nas trevas espirituais.”

Além disso, há outros símbolos associados a luz durante as cerimonias do templo que nos ensinam muito.

Roupas brancas

Em 1962, o Élder John A. Widtsoe compartilhou:

“No templo todos se vestem igualmente de branco. O branco é o símbolo da pureza. Nenhuma pessoa impura tem o direito de entrar na casa de Deus. Além disso, as roupas idênticas simbolizam que perante Deus, nosso Pai Celestial, todos os homens são iguais. O mendigo e o banqueiro, o instruído e o inculto, o príncipe e o pobre sentam-se lado a lado no templo e são de igual importância, se estiverem vivendo em retidão perante o Senhor Deus.” [1]

Testemunhas

As ordenanças que são realizadas nos templos, batismos, ordenações, casamentos, etc, são sempre testemunhadas por irmãos e irmãs fiéis. Isso cumpre a importante Lei de Testemunhas compartilhada pelo Élder Loren C. Dunn:

“A lei das tes­te­mu­nhas sem­pre fez parte do tra­ba­lho do Senhor na Terra. Essa lei diz que ‘por boca de duas ou três tes­te­mu­nhas será con­fir­ma­da toda a pala­vra.’ (II Cor. 13:1; ver tam­bém Deut. 17:6; 19:15; Mat. 18:15–16; João 8:12–29.) Essas tes­te­mu­nhas con­fir­mam que cer­tos even­tos ocor­re­ram e que a dou­tri­na e os prin­cí­pios dados por Deus são ver­da­dei­ros.”

Silêncio

O templo é um lugar de total reverência. Se alguém precisar falar, faz isso sussurrando, o que ajuda a manter uma atmosfera onde o Espírito pode se comunicar mais facilmente. Esse símbolo nos convida a refletir sobre as coisas eternas e o que realmente importa.

“Todos precisamos de tempo para fazer perguntas a nós mesmos ou para realizar uma entrevista pessoal com nós mesmos. Com frequência estamos tão atarefados e o mundo é tão ruidoso que nos é muito difícil ouvir as palavras celestiais: ‘Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.’” [2]

Os ensinamentos do templo

O que aprendemos no templo é sagrado e requer maturidade espiritual para ser compreendido, absorvido e aplicado. Isso não significa que tudo o que ouvimos, vemos e sentimos lá seja apenas uma metáfora. De forma alguma!

Muitos dos ensinamentos do templo recorrem a acontecimentos reais: como a Queda de Adão e Eva e a Expiação de Jesus Cristo. No entanto, a maneira como a verdade espiritual, as palavras, os convênios e a experiência são apresentados transmite mais do que podemos aprender de uma só vez.

Além disso, como muitos ensinamentos do templo são baseados em princípios, podemos aprender algo novo a cada visita, já que nossa situação de vida muda.

Notas

[1] John A. Widtsoe, “Looking toward the Temple”,Improvement Era, outubro de 1962, p. 710.
[2] Élder M. Russell Ballard, Devocional do SEI para Jovens Adultos • 4 de maiode 2014 • San Diego, Califórnia

Veja também:

Por que a Igreja de Jesus Cristo constrói templos?

Quem pode entrar nos templos da Igreja de Jesus Cristo?

Onde estão os 335 templos da Igreja no mundo

Posto original de Maisfé.org

O post 7 Símbolos do Templo Mórmon para você ponderar apareceu primeiro em Portal SUD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *